GALANDUM GALUNDAINA PRÉMIOS MEGAFONE 5
Os grandes vencedores dos Prémios Megafone 5 foram os Galandum Galundaina, que venceram na categoria Prémio Megafone Música, por criarem música nova tendo como matriz a música popular e tradicional portuguesa, à imagem de João Aguardela.
Os nomeados para a edição deste ano, na vertente musical, foram os Galandum Galundaina (vencedores), os Bandarra e O Experimentar Na M'Incomoda.
Todos os nomeados ganharam:
- destaque de divulgação em toda a rede Fnac para os seus trabalhos editados;
- distribuição da sua música para telemóvel através Music2Mobile.
O cineasta Tiago Pereira venceu o Prémio Missão, de reconhecimento por um trabalho fora do âmbito musical, que contribui para o espírito de renovação da música de inspiração tradicional.
Como Troféu, os vencedores tiveram o privilégio de receber um objecto inédito: um LP em vinil criado especialmente para a ocasião, que compila cerca de uma dezena de temas de João Aguardela, enquanto mentor do projecto Megafone.
O prémio para o vencedor, para além do Troféu, é a gravação do vídeo de um dos temas na Restart.
Foi ainda atribuída uma Menção Honrosa ao projecto O Experimentar Na M'Incomoda, de Pedro Lucas, ex-aluno da Restart nos cursos de Produção e Marketing Musical (05/06) e Som I/II (06/07 e 07/08).
Os prémios Megafone foram criados pela associação cultural Megafone 5 em homenagem ao músico João Aguardela, falecido em 2009, e decorreram no passado domingo no CCB, em Lisboa.
Mais informações em http://www.aguardela.com/associacao.html